Prefácio Fazendo o Violão Falar I

O projeto Fazendo o Violão Falar, surgiu da demanda que havia, por um trabalho que contivesse repertório e informação suficientes, para que o mesmo pudesse ser executado. E isto de uma maneira fácil.

Há no mercado, trabalhos que atendam a este clamor? Claro que há. Contudo, dou aqui a minha contribuição, acrescentando algumas novidades, como por exemplo, a escala plana. Dentro deste processo, o emprego simultâneo de pauta e tablatura, sistema largamente difundido nos meios musicais, teve uma importância decisiva. Nas páginas iniciais desta obra, há uma explicação para que se obtenha o máximo possível de resultados.

O que chamamos aqui de escala plana, é um processo pelo qual, uma canção – ou uma linha melódica – pode ser tocada em apenas uma corda de qualquer instrumento de cordas trastejadas. Neste procedimento, que está explicado e demonstrado na música Parabéns, as notas da melodia são extraídas da escala aberta, plana ou estendida da 6ª corda solta (casa zero) à casa 12, 19 ou 23, de qualquer que seja o instrumento.

Alguns exercícios são propostos neste trabalho, visando o domínio desta técnica. Numa escala plana, vê-se que todas as cordas são metricamente iguais entre si, o que permite o transporte de uma linha melódica, simultaneamente à transposição da sua sensação auditiva, de uma corda para outra, diferindo apenas quanto à altura ou tonalidade. Tudo produto de uma proporção matemática que se explica física e acusticamente.

Embora este trabalho se destine à músicos já iniciados, tenho a intenção de ajudar o iniciante a desenvolver a técnica, a coordenação motoral, digital, muscular e rítmica, de uma maneira quase indolor, enquanto se preparam para a quase totalidade do repertório da obra que – não obstante o ineditismo de Parabéns I, II e Asa branca I, II – é apresentado da maneira mais convencional possível, para a felicidade geral.

O AUTOR

A Escola

A música é o canal que nos liga verticalmente à Deus e horizontalmente às pessoas. A Cemus se propõe a ser o lado inclinado dessa tríade.

Ensino de Violão Popular e Erudito, Guitarra, Teclado Automático Convencional, Teclado com Técnica de Piano Popular, Piano Clássico e Popular, Baixo Elétrico, Canto e Técnica Vocal, Harmonia Tradicional, Funcional e Moderna, Composição e Regência.

 


Reconhecido como tradição, o Musicemus - espetáculo beneficente anual dos alunos, professores e convidados do CEMUS - Centro de Educação Musical - revela talentos em todas suas edições. Em consonância com a filosofia e consciência social da academia, além de abrilhantar os palcos por onde passa, ajuda instituições sociais com as doações que arrecada.



 

Contato

cemus@cemus.com.br
musicemus@terra.com.br

(11)4198-1128 | (11)4198-1240

Terça à Sexta das 08h00 às 21h00
Segunda e Sábado das 08h00 às 18h00


Facebook  |  Youtube