Prefácio Fascículo Gospel

A grande sacada - o acorde perfeito - para muitos cristãos entre crianças, adolescentes. jovens e adultos no que se refere à realização pessoal, tem sido aprender a tocar e acompanhar ao violão ou guitarra os hinos, cânticos e louvores em nossas igrejas e comunidades evangélicas.

Esta busca pelo aprendizado e aprimoramento musical é saudável, imperativa e bíblica (I Cr. 25.6-7). Trata-se de um sonho mais próximo de se tornar realidade para a nossa juventude cristã do que se possa imaginar.

A obra que ora trazemos ao público tem por objetivo oferecer ferramenta cristã para professores e escolas, evangélicas ou não, no ensino de violão e guitarra para evangélicos. A música cristã no Brasil contém um vasto material que oferece, especialmente no segmento do louvor, os requisitos essenciais em nossa seleção que engloba desde os graus de dificuldade e informação mecânica, harmônica e rítmica até se a música é do conhecimento de pelo menos 80% do público evangélico ou não.
Esta pressuposição de que a grande maioria do público evangélico conhece o repertório desta obra é essencial já que a maior parte deste público - a exemplo do que ocorre entre os não cristãos - é formada por pessoas não letradas em música. Não é nossa intenção - a propósito existem trabalhos melhores para este fim - ensinar notação musical na forma tradicional, e sim, passar o mínimo de informação musical necessária para o aprendizado dos louvores e cânticos deste fascículo, despertando por este meio, entre os estudantes do violão ou guitarra, o interesse pelo estudo mais profundo desta arte sublime.

A música gospel (no sentido em que o termo é empregado atualmente no Brasil) conhecida pela maioria imensa das pessoas neste grande país, tem a sua tríplice estrutura rítmico-melódico-harmônica, diferente da música ou canção popular, veiculada diariamente na mídia eletrônica e impressa. Nossa música, em especial o louvor em virtude do fim a que se destina, que é o canto coletivo pela congregação, tem como base harmônica, em sua quase totalidade o clichê harmônico I VIm (ou IIIm7) IIm7 V7 I, que traduzido em acordes corresponde em Dó Maior a C Am7 (ou Em7) Dm7 G7 C, podendo ocorrer variações de acordes por afinidade, por exemplo, F no lugar de Dm, e assim por diante. Esta cadência costuma se repetir do início ao fim da música ou em boa parte da mesma, revelando como é possível criar variedades rítmicas e melódicas com qualidade em cima de clichés harmônicos já tradicionais no meio cristão e secular e ainda assim evitar o plágio.

Este fato gerado pela necessidade de tornar acessível a toda congregação os cânticos, resultou na criação de músicas lindas, fáceis e muitíssimo apropriadas - Olha o aspecto afetivo aí! -para o desenvolvimento do sentido rítmico e harmônico de qualquer músico no estágio inicial seja o instrumento o violão, a guitarra, ou até mesmo o cavaquinho, o teclado, o piano, o órgão, etc. embora nestes últimos a dificuldade mecânica esteja em outras bases.

Existe também e em quantidade expressiva, músicas destinadas ao louvor, com harmonias bem mais elaboradas, porém não são - salvo raras exceções - conhecidas do grande público. Não podemos deixar de mencionar as música criadas não para o canto coletivo, mas para bandas, grupos e cantores especialmente treinados e dotados. Para estes, existe inclusive um público cativo, dentre os cristãos de gosto mais apurado, principalmente entre os já iniciados em música.

Foi visando a este público tão diverso que iniciamos esta série de fascículos evangélicos para uso simultâneo ao método Tocar Finalmente do mesmo autor, em alguns casos substituindo nos diversos níveis, as músicas populares do mesmo, dentro de objetivos didáticos claramente especificados.

Acima de tudo que o nome do Senhor seja engrandecido, sempre, sempre, sempre.

O AUTOR

A Escola

A música é o canal que nos liga verticalmente à Deus e horizontalmente às pessoas. A Cemus se propõe a ser o lado inclinado dessa tríade.

Ensino de Violão Popular e Erudito, Guitarra, Teclado Automático Convencional, Teclado com Técnica de Piano Popular, Piano Clássico e Popular, Baixo Elétrico, Canto e Técnica Vocal, Harmonia Tradicional, Funcional e Moderna, Composição e Regência.

 


Reconhecido como tradição, o Musicemus - espetáculo beneficente anual dos alunos, professores e convidados do CEMUS - Centro de Educação Musical - revela talentos em todas suas edições. Em consonância com a filosofia e consciência social da academia, além de abrilhantar os palcos por onde passa, ajuda instituições sociais com as doações que arrecada.



 

Contato

cemus@cemus.com.br
musicemus@terra.com.br

(11)4198-1128 | (11)4198-1240

Terça à Sexta das 08h00 às 21h00
Segunda e Sábado das 08h00 às 18h00


Facebook  |  Youtube